59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇÃO DE RESILIÊNCIA E ESTRESSE NA GRAVIDEZ: UM FOCO EM VULNERABILIDADE E DESFECHOS GESTACIONAIS EM UMA COORTE DE NULÍPARAS

OBJETIVO

Explorar a resiliência materna, percepção do estresse relacionado à gravidez e fatores associados à vulnerabilidade em uma população de gestantes nulíparas. Avaliar as características sociodemográficas associadas, condições de saúde, desfechos maternos e perinatais.

MÉTODOS

Estudo prospectivo de coorte multicêntrico de mulheres nulíparas no Brasil que avaliou resiliência (Escala de Resiliência; RS) e estresse (Escala de Estresse Percebido; PSS) na 28ª semana de gestação (+/- 1 semana). Os escores de resiliência e estresse foram comparados segundo características sociodemográficas, relacionados aos desfechos maternos e perinatais e à vulnerabilidade social, definida como: baixa escolaridade, ser adolescente, sem parceiro ou não branca.

RESULTADOS

Foram incluídas 383 mulheres que completaram as escalas RS e PSS. A maioria das mulheres apresentou baixos escores de resiliência (mediana: 124,0). Mulheres com baixa resiliência (RS <125) eram mais prováveis de serem ​​da região Nordeste, adolescentes, não brancas, que não estudavam nem trabalhavam, com baixa escolaridade, com baixa renda familiar e pré-natal realizado em serviço público. Maiores escores de estresse percebido foram evidenciados nas gestante do Nordeste, não brancas, com baixa escolaridade, baixa renda familiar anual e pré-natal público. Gestantes com baixa resiliência apresentaram maiores escores de estresse percebido e pelo menos um critério de vulnerabilidade (91,4%).

CONCLUSÕES

Nossos resultados reforçam o papel de maiores escores resiliência como fator protetor das mulheres contra a vulnerabilidade e maior estresse percebido. Uma maior resiliência materna pode prevenir complicações e construir uma experiência positiva durante a gravidez.

PALAVRA CHAVE

resiliência, estresse, gravidez, vulnerabilidade, validação, escala

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

Anic Campos Alves, Renato Teixeira Souza, Rafael Bessa de Freitas Galvão, Karayna Gil Fernandes, Maria Laura Costa do Nascimento, João Paulo Dias de Souza, José Guilherme Cecatti

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo