59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ENCEFALOCELE FRONTAL FETAL COM DIAGNÓSTICO PRECOCE

CONTEXTO

A encefalocelocele caracteriza-se pela herniação de tecido cerebral e/ou meninges através de um defeito da calota craniana, sendo a manifestação frontal a mais rara. O diagnóstico pré-natal pode ser feito através da ultrassonografia.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Primigesta, 35 anos, encaminhada ao ambulatório de Medicina Fetal por exame ecográfico realizado em outro serviço (com 11 semanas e 4 dias) em que se observava provável encefalocele frontal, sem outras alterações visíveis e medida de translucência nucal de 1,4 mm (normal). Paciente negava comorbidades ou vícios. Realizamos ultrassonografia com 18 semanas e 6 dias que, na revisão da anatomia fetal, apresentava defeito de fechamento da calota craniana na sua porção frontal, com exteriorização de praticamente todo o tecido cerebral, medindo 3,6 x 2,6 cm. O aspecto ecográfico era sugestivo de encefalocele frontal grave. No mesmo dia, realizou-se amniocentese para obtenção de exame de cariótipo fetal, tendo resultado normal (46 XX). Os genitores decidiram recorrer judicialmente para realizar a interrupção da gestação, sendo deferida a liminar que permitiu a interrupção.

COMENTÁRIOS

O fechamento da calota craniana ocorre por volta de 10 semanas de idade gestacional, quando se torna possível o diagnóstico pré-natal das encefaloceles, embora não se deva dispensar a confirmação do diagnóstico. O prognóstico desses casos depende da associação com cromossomopatias, malformações ou síndromes genéticas; de quais tecidos são herniados (se há envolvimento do parênquima cerebral); e da localização e extensão do tecido exteriorizado. Embora os estudos indiquem um melhor prognóstico para a encefalocele frontal, no caso estudado a extensão do conteúdo distópico era volumosa e com grande envolvimento do tecido cerebral, o que piorava muito o prognóstico fetal.

PALAVRA CHAVE

Ultrassonografia Pré-Natal; Diagnóstico Pré-Natal; Encefalocele

Área

OBSTETRÍCIA - Medicina Fetal

Autores

Gabriela Hochscheidt Mahl, André Luiz Baptista de Oliveira, Felipe Fagundes Bassols, Rafaela Colle Donato

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo